31 97132-0960

Maria Cecília Mansur

agostosa171@gmail.com

© 2016 por ADZ COMUNICAÇÃO

REME dios !

April 28, 2017

                                                                                          Foto:@poesiasantoremedio

 

As pessoas estão anestesiadas. Olhe a sua volta, pessoas excessivamente felizes mas que não tem brilho nos olhos.  A forma como a medicalização da felicidade é administrada é realmente nauseante. Andei pesquisando os sintomas da dependência química de antidepressivos e nos sites ranqueados diz que eles não causam dependência química mas psíquica. Essa afirmação é, no mínimo, contraditória, afinal se a droga te deixa tranquilo, feliz tornando-o mais apto para “solucionar problemas”, mudando completamente seu estado de tristeza, quem vai desejar voltar a sua vida ordinária e encarar e soluçar problemas indigestos e dolorosos? 

Sabe o que mais me intriga?  “ A psiquiatria ficou sem função depois da luta anti-manicomial ?(Luta essa que investe em conceitos de socialização dos sujeitos dentro da vida cotidiana) Ou a Psiquiatria virou um laboratório high tech de desenvolvimento de drogas? Vamos combinar, desconheço um psiquiatra que não receita remédio, afinal, essa tornou a principal função de um médico especialista na psique humana?

A droga em si nunca foi um problema, ao contrário, elas sempre existiram e existirão, a questão é como a usam. Mesmo com o xamanismo em alta, as pessoas não se drogam para ritualizar ou para celebrar um determinado momento. Há anos que as drogas tem quase um único objetivo; “entorpecimento”, “anestesia”. Na psicologia usa-se um termo chamado “embotamento”, essa palavra me lembra um tipo de prisão, como se a pessoa fosse incapaz de manifestar-se. E as drogas estimulantes e de excitação geralmente tornam o prazer algo extremamente particular, de modo que, compartilhá-lo como em um ritual não é possível. É obvio que as drogas aumentam a produtividade, as pessoas sentem-se mais aceleradas, mais dispostas porque a excitação sempre está motivando a execução das tarefas. É fácil compreender porque você precisa ser produtivo. Quem disse que tem espaço para tristeza, fracasso, e ócio nesse mundo? Não! Não tem! Dificilmente alguém estará disponível para pagar essa conta do “não ser produtivo”. Produtivo no sentido de obter resultados que se traduzem principalmente em dinheiro para a sobrevivência. Isto não quer dizer que  se possa ser produtivo no sentido de realizar, conquistar coisas que são importantes para você mas a produtividade, no sentido anteriormente exposto, tem uma tensão aparente, como se houvesse sempre uma “condição” para existir. Por exemplo: “Você precisa alcançar a meta da empresa, se não será demitido” ou “Se você não consegue um trabalho que lhe dê estabilidade não terá garantia na velhice”.  (Ouvi essa hoje inclusive) “Fulana é uma gracinha, acorda cedo, cuida do seu bebê, atravessa a cidade para deixá-lo com a sogra e vai trabalhar no seu consultório, uma fofa! ”. Jornada dupla é sinal de produtividade! Mas não há máquina que aguente trabalhar intensamente, uma hora vai parar.

Eu confesso que há tempos deixei de competir comigo mesma. Apesar de ser uma pessoa irrequieta e ansiosa sou consciente que meu tempo para apreender as coisas é mais lento e eu adoro deliciar as descobertas. Tento aceitar as frustrações ou menos questioná-las e compreender o que trazem como aprendizado. É um exercício, nem sempre dá certo mas ao menos você esteve inteiro no jogo. Talvez você   demore a digerir as coisas ruins . Mas um dia, de repente, você estará ali utilizando a artimanha de sua superação. Não nos ensinaram que a vida é um jogo e vamos perder várias vezes, não nos ensinaram que todos vão perder para a morte, não nos ensinaram a parar para se enxergar melhor, também não nos deram todas essas opções. Muitos, inclusive, estão fora do jogo porque são jogados assim como a domesticação através da medicação.

 É possível pensar a droga como satisfação de um prazer consciente, como alívio para dores diagnosticáveis, mas a droga para administrar “zumbis” essa deveria ser combatida.

 

 

 foto: @poesia. santoremedio 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Teaser "gostôsa"

August 3, 2016

1/2
Please reload

Posts Recentes

April 20, 2018

April 13, 2018

October 2, 2017

September 28, 2017